Veja essa planta agonizando em plena floração, seu fim próximo. As folhas manchadas, as flores se desfazendo, manchadas (elas eram puro lilás, sem o branco).
Depois, as flores passam a apresentar deformidades, como manchas coloridas, pétalas abortadas, tamanhos hiperatrofiados ou atrofiados.
Veja as manchas na flor, em comparação a flor saudavel original.
Veja essa flor toda recortada, mais uma alteração do vírus em uma planta com os dias contados. Repare na folhagem manchada/deformada.
São transmitidas por pulgões, cochonilhas e outros insetos sugadores, além de podas com ferramentas contaminadas, feridas expostas na planta e raramente, por solo contaminado.
Solução? Isolar a planta, cortar ao máximo as partes afetadas e se isso não for possível, marcar o dia do assassinato e tacar fogo nela. Isso mesmo, queimar tudo. Se não for possível, pique-a, coloque numa forma e torre no forno. Descarte.
Nossa agora fiquei preocupado, tenho uma espécie com as folhas enrugadas, mas ela nasceu assim, não aparenta está doente, desde pequenas as folhas sempre foram enrugadas, tem uns três meses, será que é normal?
ResponderExcluir