quinta-feira, 18 de março de 2010

Semeando

Após quase 3 meses, as sementes que encomendei chegaram da Thailândia! Espero que ainda estejam frescas o suficiente para brotarem, afinal diz a lenda que semente de adenium com mais de 3 meses perde, a cada mês, 1/3 da sua taxa de sucesso germinativo. Medo!

Enfim, minhas sementes chegaram todas bagunçadas num saco plástico envolto por plástico bolha num envelope, sem separação por espécies. Isso é bem ruim!

Porcamente, eu mesmo separei as sementes em seis grupos de acordo com sua cor, formato, tamanho e espessura. Não sei se isso significa algo realmente ou se em uma vagem podem vir diversas sementes diferentes visualmente entre si, advindas da mesma safra. Na dúvida, plantei-as seguindo esse critério de agrupamento pois quero saber se essa forma de classificação pelas características da semente é um teste cego e babaca ou se faz algum sentido. Esperar para ver.



Plantei 1/3 das sementes, que eram mais de 100. Claro que o clima, que deveria ser quente acima de 22ºC, caiu lindamente para 16 graus e eu tive que colocá-las para dentro na pirmeira noite. Então eu acho que o clima me odeia! Ou seria o outono fazendo gracinha? Ele deve começar dia desses, muito em breve.

Para começar, temos que ter em mente do que precisamos:
- Recipientes para plantar as sementes, adequadamente limpos e higienizados
- Substrato esterilizado
- Um fungicida sem fitotoxicidade elevada, caso contrário as plantas nem nasceriam
- Papel filme (depende do recipiente)


Recipiente

Isso depende muito do seu espaço, da sua vontade. Alguns usam floreiras enormes e colocam as sementes todas nelas, outros preferem vazinhos individuais, outros ainda prefrem garrafas PET.
A idéia é que as Adeniuns precisam de condições muito úmidas para germinar. O problema é que, por serem plantas que não possuem grande imunidade a fungos, são devoradas por eles nas fases inciais! Por isso, o recipiente deve ser muito bem esterilizado, lavado com água e sabão e depois passado álcool 70% ou água sanitária a pelo menos 20%.
Os recipientes devem ser transparentes se forem fechados, pois as plantas precisam de luminosidade, porém sem luz direta.
Por isso, algumas pessoas plantam em garrafas PET. Para tanto, corte-a ao meio, tendo a metade de cima com a tampa e a de baixo com a base. O substrato é colocado na base, depois as sementes, e o recipiente é umidecido e fechado com fita, prendendo a parte superior a inferior. Água adicional é colocada em borrifos pela tampa. A garrafa deve ser incolor, e não verde.

Outra técnica usa floreiras cobertas com papel filme. Ou ainda, a minha técnica, que usa copinhos plásticos individuais furados dentro de uma estufa de tupperware.


A vantagem desse meu método é que as sementes ficam isoladas umas das outras, cada uma no seu copo, então se uma apodrecer o fungo não se desloca para as demais. Como ela fica coberta por plástico filme, não há corrente de ar e portanto os esporos do fungo praticamente não de deslocarão flutuando. E se houver um copo com mais umidade que outro, automaticamente esse umidade se estabiliza num sistema fechado através da evaporação/condensação.


Substrato

Sempre uma coisa difícil. Deve ser esterilizado para não conter patógenos. Alguns dizem que meu método é exagero, mas paguei bem caro em cada semente e quero minimizar as perdas.

Separe os ingredientes:
pedrisco grande/pedra/seixos
2 partes de areia
1 parte de pedrisco beeeem pequeno (tipo uma areia grossa)
1 parte de terra vegetal
1/5 de vermiculita
1/5 de parte de carvão triturado.


No sentido horário, de baixo para cima; vermiculita com terra, areia, terra preta com carvão.

De cima para baixo, pedaços de laterita (argila compactada natural, você pode usar argila expandida); pedrisco grosso de basalto e pedrisco bem fino (cascalho). Note a grossura, pela foto abaixo;


O pedrisco vai no fundo, para fazer volume deixando a água escoar, ocupando 1/3 da profundidade do substrato. Metade da areia deve ser colocada logo em seguida, 1/3 do recipiente para que a água escoe bem; dê batidas no recipiente para a areia ocupar os espaços entre as pedronas do fundo, para que não fiquem bolhas de ar muito grandes. A última camada é de 1 de terra+1 de areia+ 1 de pedrisco+ a vermiculita e o carvão, ocupando o 1/3 restante da altura do substrato, que não deve ficar até a borda do vaso. O carvão é ligeiramente antifúngico, a vermiculita evita compactação da mistura, assim como o pedrisco.

Deixe uns 2 dedos pelo menos do topo do vaso, para a planta crescer, dã.

Repare que quase não há matéria orgânica na mistura. Isso, porque coisas orgânicas se decompõem e abrigam doenças para as plantas!
Não use xaxim nem fibra de coco, nem caco de telha, que não é orgânico, mas abriga fungos.

Para esterilizar, eu deixo tudo no forno por pelo menos 2 horas em fogo alto, numa fôrma de bolo mesmo. Não coloque muito se não a parte de baixo vai cozinhar ao invés de evaporar a água. Revolvo a mistura a cada 20 minutos e deixo no forno até esfriar. Depois ensaco. Se achar frescura, pule essa parte. Por sua conta e risco.


Fungicida

Esse deve ser aplicado sobre as sementes aspergido sobre tudo, e deve ser reaplicado semanalmente, na menor concentração efetiva que for possível. Eu usei óleo de neem diluido a 1%, mas alguns usam aqueles fungicidas eficazes, como Dithane e Captam, mas acho-os pessoalmente muito tóxicos e não os quero na minha varanda. Não use calda bordalesa sobre as sementes ou elas vão fritar! Alguns usam água sanitária a 10%, mas eu não gosto, aumenta a salinidade do meio.



Plantando

Deixe as sementes de molho por 2-6h (não notei diferença na germinação com mais de 2h de molho, mas....) até elas ficarem inchadas e a água amareladinha. Na última meia hora adiciona fungicida a água do molho. Não use essa água para regar as sementes depois, descarte-a!
Coloque as sementes sobre o substrato, deitadas. Não enterre-as.


Sementes hidratando, ficaram mais gordinhas!


Em 3 dias as raízes devem surgir. Em cinco dias as raízes são peludinhas na ponta, brancas, e a semente "racha" e expõe o broto, verde. O caudex surge primeiro, depois as folhas. Então a planta não precisa mais da semente e ela se desprende.

Se em 5 dias algumas sementes não brotarem, ensino uma dica que funciona muito bem comigo. Cubra com menos de 5mm (meio centímetro) as sementes que não brotaram, umedeça novamente com água e aguarde mais cinco dias.


Plantei 33 sementes nessa remessa. Nos primeiros 3 dias, apenas 7 brotaram. Depois de 5 dias, eu já tinha 13 sementes brotando. Nesse 5º dia eu enterrrei as que não brotaram e surpresa, no 8º dia de plantio, já tenho no total 19 mudas. Minha meta é conseguir 23 mudas, para ter 70% de germinação, uma taxa aonde, daí para cima, é considerada normal/boa.

 O círculo em azul marca aonde havia uma semente senterrada. Em vermelho, dentro, a mostra do brotinho aparecendo, já que a raíz está coberta pela terra.

Ou seja, o ideal é que primeiramente as sementes não sejam cobertas com terra. Porém, isso não é uma regra, e algumas só brotaram depois de serem cobertas com o substrato.

Em 3 semanas terei pequenas plantas com pelo menos 2 folhas!


Se alguma semente embolorar, remova-a imediatamente com a camada de substrato ao entorno e dê um banho fino de fungicida nas sementes restantes. Jogue-a fora.
Se alguma planta tiver a raizinha apodrecida e tombar, descarte-a e deixe as demais ventilarem, longe do sol. Mais um banho fino de fungicida. Modere na água. Isso se chama "fungo do tombamento" e é contagioso, então, isole a muda ruim em outro vaso, ou descarte-a.

Acima, mudas tombadas em close, e na segunda foto, o fungo do tombamento que se alastrou de uma muda para as demais. Repare como há um círculo de tombadas, e portanto, mortas, ao entorno.

NOTAS

-Não precisa de sol antes de ter folhas. Leve-as ao sol quando tiverem 2 pares de folhas, um pouco cada manhã ou fim de tarde, e aumente o banho d esol progressivamente. Nessa época, o plástico deve ser retirado e as regas reduzidas gradativamente. A partir de então, a adenium passará a se comportar como um cactus.
-Não deixe água acumulada no fundo dos vazinhos nem do recipiente. Algum vapor nas paredes é bom, mas água parada faz apodrecer!
-Depois das primeiras folhas, deixe ventilar a cada 2/3 dias, abra o plástico depois feche-o.
-Quando tiver com uns 4 pares de folha já pode transplantar e fazer a poda da gema apical (broto) e da gema da raíz, deixando raízes secundárias.
- Nessa época, adubos bem diluídos a bse de fósforo são ideiais para caudex gordos! Eu recomendo ainda o fertilizante para bonsai, ou qualquer um que não possua nitrogênio ou amônia ou azoto!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário