quinta-feira, 4 de março de 2010

Carrasco!

04/03/2010

O dia da poda chegou! Com mais de um mês na nova residência, minhas plantinhas que vieram da Bahia, sofridas numa caixa, desidratadas e desmazeladas agora estão (estavam) verdejantes. O tempo deu uma refrescada e aproveitei o dia úmido para a poda da gema apical e manipulação das raízes. As plantas que ainda não se recuperaram foram poupadas, claro.

As raízes cresceram bem! Sinal que o substrato estava "ideal". Mesmo assim ainda o achei muito compactável e mandei ver no xaxim, seixos rolados, pedrisco e pinus!



Para a poda, tesoura bem afiada, esterilizada em álcool diluido a 70% em água, passada na chama de um rechaud a álcool (não faz fumaça, porém a chama azul não aparece nas fotos) e mais uma vez esfriada no álcool, para não torrar a planta.



O corte preservou em média 4 folhas superiores, que assim que o tempo esquentar serão eliminadas por completo.


Após a poda, deixei a planta exudando seiva, sequei bem e dei uma demão de solução de neem, para deixar bem limpinho. Fiz o curativo com canela em pó, bem pouquinho, e pronto!



Aproveitei para realocar as raízes, para que cresçam sobre a superfície esteticamente, ao invés de ficarem 100% soterradas.


Cortei um belo broto do vaso acima, e não resisti. Não sei qual é ao certo a cor dessa flor (não floriu ainda e não possui indicação), mas resolvi fazer uma pequena loucurinha. Usei a gema apical para fazer um enxerto no meu vasão de 4 anos!

De início, limpei bem o galho com álcool 70, borrifei solução de neem, que é fungicida, sequei o excesso e cortei o ramo, exatamente na largura do proto que eu iria implantar.


Nessa foto acima, a parte podada da outra mudinha, que será implantada na muda maior de Adenium.


 
Foto do pós-implante, que deve ser feito imediatamente, antes que o transporte de seixa seja interrompido pelo contato com o oxigênio.

Fechei com fita adesiva e mais uma camada de papel filme. Vale lembrar que a planta não está pronta para receber sol nesse caule pelos próximos 15 dias, por isso escolhi uma ramagem baixa, que receberá sombra das demais.


Por fim, o resultado de meu adeniumcídio, vários brotinhos degolados, coitados! Muito pequenos para serem implantados em outra muda como enxerto, vamos ver se este dá certo ao invés de tentar vários!



4 comentários:

  1. Essa poda inicial que voce realizou pode ser substituida por uma pinçagem quando ela é mais jovem, assim voce evita que ela gaste toda essa energia formando todas essas folhas que voce irá descartar, e não precisa esperar tanto tempo para realizar essa poda, que no caso é a pinçagem da gema apical com 60 dias. Se quiser mado fotos das minhas que realizei!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é que a maioria dessas mudas foram compradas com 6 meses de idade, e a vendedora sempre as vende sem a poda! Mas valeu pela dica! Me mande as fotos : guizao.ranieri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, navengando cheguei a seu blog e estou lendo todos os posts, fiquei interessada nesta poda com pinçagem, é legal pois nao deixa cicatrizes e acredito, menos estresse para a planta.
    Tambem cultivo Adenium por lazer e prazer :)
    meu email gmarroquim@gmail.com , se puder me enviar essas imagens tambem, fico muito grata.
    Obrigada e parabens, to curtindo muito as informações.
    Graziela Marroquim

    ResponderExcluir
  4. Boa noite gostaria de uma ajuda, as folhas da minha rosa estão começando a amarelar eu estou passando alcool 50% 1:1 com agua, estou pensando que pode ser o substrato , mas já dei conta que possui alguns pulgões na planta.
    Coloquei como substrato 50% terra vegetal, 25% areia grossa e 25% cascalho
    achei perfeita a combinação pois ela está crescendo bastante , alem de estar muito bonita, só n entendo a questão da folha amarela O.o da um help ai!

    ResponderExcluir