sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Problemas

Estava navegando em busca de melhores tratamentos para as adeniuns, e nisso encontrei algumas coisas legais, que reproduzo à diante.

Carência de cobre:
 
  
Carência de cobre gera brotos cada vez mais compactos e folhas atrofiadas. As flores não se desenvolvem, perdem a cor e as pétalas são atrofiadas.

Carência de Zinco:
 
As flores podem ter atrofia na parte repordutiva, as sementes são inférteis, mal-formadas, as vagens tem típico crescimento para cima e em geral não chegam a amadurecer as sementes, apodrecendo antes. Folhas tendem a se estreitar e os ramos ficam compactos, com entrenós muito curtos.

Carência de boro:

O boro em deficiência impede as folhas de nascerem, os brotos são atrofiados e morrem cedo. A base das folhas e flores perde sustentação e elas secam do caule para as pontas. Folhas onduladas e flores que nascem abortadas/deformadas.

O nitrogênio, em excesso:


Veja esse socotranum da direita, com crescimento exagerado devido ao excesso de nitrogênio. As folhas são quebradiças, finas e bem escuras, o caule é extremamente longo em relação ao caudex. A partir da segunda folha a planta cresceu muito rápido, ficando com caule fino e frágil. Nitrogênio em excesso deixa a planta muito folhosa e com caudex sub-aproveitado. A superdosagem pode inclusive retardar florações.

Cálcio em falta:

As plantas perdem a floração repentinamente, abortam brotos e folhas.

Fósforo em falta:

As plantas ficam com o crescimento mais lento e a emissão de novas folhas é comprometida. As folhas das arabicuns em especial ficam muito avermelhadas na parte inferior.

Pulgões e cochonilhas

Eles atacam a maioria das plantas angiospermas que conheço. Mesmo que o ataque não esteja deflagrado, há alguns sinais como brotos retorcidos, amarelamento repentino de folhas, muitas formigas correndo por entre os vasos  e susbtâncias grudentas abaixo das folhas.





  
Pugões amarelos. Podem ser verdes, marrons ou até pretos.

 
Cochonilha de carapaça em Adenium somalense. Essas safadas são blindadas por uma camada de cera, então os pesticidas não as afetam. Corte as partes afetadas e descarte, caule incluso.

Para combatê-los, óleo de neem aspergido, calda bordalesa (nem sempre tão eficiente, funcionando melhor para fungos e ácaros), calda de fumo ou álcool 50% (uma de álcool para uma de água) ou mais forte. Tente remover com um pincel úmido ou cotonete as pragas se possível, manualmente. Mas não deixe de borrifar algum pesticida para detonar com os meliantes que restaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário