domingo, 7 de fevereiro de 2010

Adubação - nutrição

Não só de glicose, água, luz solar, gases e amor vivem as plantas! Elas necessitam de adubo, nutrição. Diversas funções de seu metabolismo podem ficar comprometidas com a ausência de certos componentes, dentre elas o crescimento das folhas, as florações, a produção de frutos, o enraizamento e a fartura envolvendo crescimento de todas as partes, inclusive safras.

Os principais nutrientes, a saber:

Nitrogênio (N) - É ele que ajuda a compor a estrutura celular das plantas. Estimula crescimento, folhas maiores, brotações, escurecimento das partes fotossintetizantes. Em excesso, corta a floração, cria plantas grandes e quebradiças.

Fósforo (P) - O Fósforo é importante para o enraizamento das plantas, formação e fecundação das flores, fixação dos frutos e formação das sementes. Sem ele as folhas caem, amarelam, a planta não flore. Ajuda no processo de lenhificação, ou seja, as células passam da forma herbácea a forma lenhosa, garantindo firmeza, rigidez e estrutura para a planta.

Potássio (K) - Atua na imunidade e resistência das plantas, além de seu metabolismo de nutrientes e fluxos osmóticos. Também dele dependem a boa safra de flores e frutos.

Cálcio (Ca) – Nutriente essencial para a floração, deve ser usado na forma foliar antes dos botões surgirem. Pode ser usado na forma de calda bordalesa, ou ainda casca de ovo torrada e triturada.

Magnésio (Mg) – Aumenta a resistência da planta e aumenta sua capacidade fotossintetizante, portanto, sua velocidade de crescimento.

Enxofre (S) – Função de crescimento, assim como o nitrogênio, para formar folhas, flores e caules.

Boro (B) - Fecundação e formação de sementes.

Muitos gostam de usar apenas adubos orgânicos, como esterco e humus. Nesse caso, o esterco deve ser curtido, ou seja, deve-se deixá-lo secar exposto a radiação solar para que se reduza a atividade microbiana, caso contrário as bactérias das fezes da vaca/galinha vão atacar a planta! Outros minerais ainda podem estar em formas insulúveis/tóxicas, então, é bom ter certeza que o esterco não está fresco.

Outro tipo de nutriente pode envolver torta de mamona, rica em nitrogênio;

-Torta de mamona = %
N = 7,54
P = 3,11;
 K= 0.66;


-farinha de osso, rica em fosfato;
N = 2
P= 24
K= 0
Ca = 7


-casca de ovo torrada, fonte de cálcio e equilibradora do pH (para solos ácidos);

-cinza de fogueira (não use bituca de cigarro!), fonte de magnésio, cálcio, sódio e principalmente potássio.

Tudo isso você encontra em lojas de jardinagem, e até em supermercados. Claro, as cinzas você pode conseguir em um fogão a lenha, com alguém que acampe, dá-se um jeito.

Há quem prefira usar a adubação química para complementar. A vantagem da adubação química sobre orgânica reside no fato de que a composição de cada esterco, farinha, humus ou cinza pode variar muito, então, a adubação química permite usar quantidades específicas de nutrientes, tendo certeza da composição exata. Existem adubos líquidos, em pó ou ainda floculados. Em geral devem ser diluídos em água e aplicados no solo. Assim, tornam-se disponíveis para as plantas através das raízes.

Contudo, existem adubos foliares, aonde os compostos são absorvidos pelas folhas e caules. Tanto os foliares quanto os radiculares funcionam bem, mas são usados em situações distintas, sempre diluídos em água, na menor quantidade possível. Os nutrientes que as plantas mais necessitam, N-P-K, nitrogênio, fósforo e potássio, em geral devem ser ministrados pelas raízes. A forma mais comum de obtê-los é no produto de fórmula de NPK 10-10-10, uma composição mais equilibrada. NPK e os números que o seguem representam a porcentagem total decada nutriente. Ler ler NPK 10-10-10 significa que tem 10% de Nitrogênio, 10% de Fósforo e 10% de Potássio.

Outros nutrientes, como Magnésio, Cobre, Cálcio, Enxofre e Boro devem ser usados preferencialmente na forma foliar, sendo mais rapidamente absorvido e bem distribuídos, em especial quando o objetivo é tratar de folhas e florações. Essas substâncias são imóveis, vamos entender isso. Quer dizer que quando são absorvidas para tal parte da planta, ali ficam. Imagine que você adubou sua adenium ano passado com cálcio. A base dos caules possui cálcio (lembre-se que naquela época eles eram brotos!), mas os brotos atuais não possuem mais cálcio, já que o cálcio absorvido que foi para a base da planta ali ficou. Adubando com cálcio os brotos jovens, é muito mais provável ocorrer florações mais abundantes. Simples assim.

O adubo foliar deve sempre ser usado com a planta recém regada nas raízes (pelo menos 2 horas após), sem sujeira sobre as folhas, em horas sem sol nem calor, de preferência pela noite. Assim, ela consegue melhor absorver os íons pela parede celular, seja por difusão, transporte ativo ou fluxos osmóticos. Depois de dois dias, lave as folhas e retire o excesso, pode atrapalhar a fotossíntese.

Cobalto, boro, molibdênio, cloro, sódio, flúor, ferro, silício, zinco e manganês são utilizados para complementar o trato das plantas, otimizando seu metabolismo. Podem ser encontrados em geral em adubação orgânica ou ainda, nos compostos NPK, na forma de traços, quantidades suficientes, porém muito pequenas. Assim, prefira comprar adubo foliar, que já vem balanceado com esses minerais. Adubos orgânicos igualmente os possuem, e em geral é difícil uma planta sofrer com a ausência destes.


Épocas de adubação
*Use os fertilizantes a base de nitrogênio, enxofre e fósforo após podas e transplantes.
*Use fertilizantes foliares a base de cálcio, cobre (calda bordalesa, calda viçosa), boro e potássio antes das florações, para ter muitas flores, e férteis.
*Após a floração, dê um mês de descanso à planta, use adubo foliar completo, assim como adubo radicular. *Para variedades que perdem folhas, como alguns multiflorum e socotranum, nessa época, suspenda adubação e reduza as regas, para estimular a floração posterior.

Nota 
Variações de pH no solo podem alterar a disponibilidade de nutrientes no solo. Solos ácidos, de pH baixo, tendem a ser tóxicos. A medida que o pH do solo aumenta, diminui a disponibilidade dos micronutrientes (Zn, Cu, Fe, Mn, Co) por causar a precipitação na forma de óxidos, enquanto que aumenta a Mo e do Cl, que estão na forma de ânions. Contudo, como o substrato para Adenium em geral não possui grande retenção de água e é inconsolidado, a preocupação com o pH não precisa ser tão grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário