terça-feira, 22 de junho de 2010

O Futuro Chegou

 Fiz um histórico da evolução das Adeniuns híbridas nos últimos anos. Achei coisas interessantíssimas.

DERME
As variedades atuais possuem pele nas colorações durada, negra, cinza, marron, verde e azulada... isso é uma característica natural, nem tão fruto da hibridação.

FLORES

Pois é. Em 2000-2007 surgiram os primeiros híbridos rajados e com duas cores bem marcadas, com as adeniuns negras.

Em seguida, entre 2007-2008, surgiram as variedades duplas. As primeiras flores eram simples...


Mas agora a segunda camada de pétalas está mais estável...

 As flores triplas surgiram ano passado no mercado. Cada vez mais parecidas com rosas, fazendo jus ao nome "desert rose".

Agora está previsto para o comércio, até 2011, os híbridos que surgiram esse ano, com 4 camadas de pétalas...

 Não parece mesmo uma rosa?

Surgiram também, em 2008-2010, as primeiras variedade amarelas.... porém, o amarelo não era predominante. Havia ainda muito do rajado...


Mas agora, conseguiram uma amarela mais estável...


 As alterações geradas pela hibridação não para por aí. As primeiras Adeniuns perfumadas surgiram em 2006-2007. Mas seu perfume era muito suave e inconstante.
Porém hoje em dia já há plantas com aroma, muito similar ao do jasmim e da pluméria.
E há uma variedade amarela e perfumada. Por enquanto, o apogeu do desenvolvimento de espécies realmente inexistentes na natureza. Repare como o amarelo é quase puro...

Conseguiram também roxos mais estáveis (na verdade, híbridos de rosa com negro)...

FOLHAS

Agora surgiram as folhas denominadas "dorset horn", recurvadas e em forma de chifre.
Quero ver se pegar cochonilha nessas plantas, quem é que vai tirar! haha

Agora também há a variedade "cristata", que me lembra um coral marinho... achei meio medonha, para ser sincero. Parece contaminação por vírus, mas não o é.

E por fim, uma variedade ainda meio instável (pode variar entre duas florações na mesma planta), mas que achei surpreendente...

Isso me faz refletir... o que será que ainda vem por aí??


5 comentários:

  1. ola Gui tudo bem? adorei seu blog, tem bastante informação útil e vc parece bem divertido... onde aprendeu sobre adenium? qual sua flor favorita? abraços: Giovani

    ResponderExcluir
  2. Hihi, que bom que gostou! Então, as minhas favoritas são aquelas que..... ainda não tenho! Em especial, as multicoloridas, as dobradas e todo o resto. Mas também gosto muito das folhagens, já que elas nem florescem tanto por aqui, que faz frio metade do ano!

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei seu blog! como posso conseguir esses adeniuns de flor tripla?

    ResponderExcluir
  4. Em geral, em mudas enxertadas na internet. Não sei se as sementes também vendidas são viáveis, mas é possível sim encontrar. Nos sites gringos, como o SiamAdenium há vários exemplares... Não confiaria em sementes, por enquanto. Nãos ei se os híbridos são estáveis, pode acabar gastando tempo e dinheiro à toa.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as Rosas, mas gostaria de saber se vc vende os Adenium, ou vc só coleciona? eu queria comprar as rosas com pétalas dupla, 3..

    ResponderExcluir