segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mais uma filhota...


Demorou, mas ela chegou! Essa aqui é das grandes e me rendeu um bom rombo no meu orçamento, maaaaasssss... ela é tão linda que não resisti. Comprei-a porque as folhas são diferentes, as flores são diferentes, o caudex é diferente.

As folhas são finas e crespas, como um Adenium crispum. As folhas são alongadas e com nervuras brancas como as de um Adenium somalense. A parte de baixo das folhas é vermelha, como as de um Adenium arabicum. As flores são coloridas como as dos híbridos somalense x obesum... e o caudex parece o de um Adenium socotranum!!!!!!!! Estou a-pai-xo-na-do!

Veja as fotos da planta antes de vir para minha casa....



e depois da longa viagem pelos correios....


A planta é maior do que parece, eu é que tenho uma mão enorme... rs

Vou aproveitar para mais uma vez explicar como preparar um substrato maneiro para suas plantinhas, sejam elas recém chegadas ou não!
Vale lembrar que esse meu susbtrato foi pensado para uma planta que vive em São Paulo, e o clima é bem doido, com muito frio ou muito calor. Muito frio eu me refiro a semana passada, que fez 7º pela manhã. Calor eu me refiro a essa semana, que fez 29º no mesmo horário. Enfim... veja, como o clima varia em duas semanas consecutivas de um mês de junho!
Esse substrato, assim, foi pensado para uma planta que não pode ficar muito tempo em contato com água em suas raízes. (Sabendo que no frio as plantas usam beeeem menos água). Só que no calor, a água evapora rápido demais e em poucas horas o substrato está novamente esturricado.
Então o que eu faço?????

TXANS!!!!

No calor, eu "abafo" as plantas com pedronas sobre os vasos, daí a água para escapar é obrigada a ser drenada pela planta. Reduzindo a evaporação, a água dura mais tempo para ser consumida na transpiração da planta...

Por exemplo:

Agora vamos ao vaso!

A primeira camada de pedrisco grosso e médio. Um vaso virado no fundo foi colocado para servir de suporte (tipo um "palco") para minha planta. O caudex dela está belo e quero deixá-lo bem exposto. Usar apenas terra/pedra pode guardar muita umidade, tome cuidado. Muitas plantas tem apenas raizes superficiais e que não dão conta de absorver a água do fundo, que se acumula e pode apodrecer todo o sistema de raízes... Isso vale em especial para vasos fundos, como o meu.

 Cascalho fino.


 Areia normal.

Fiz uma mistura mais simples do que a das outras plantas (Outras receitas de substrato). Nessa, coloquei uma parte de areia, duas de cascalho fino, uma de cascalho grosso e uma de argila expandida (bolinhas). Esse é o substrato do fundo do vaso, que drenará a água para que não apodreçam as raízes.


Depois completei coma  mistura anterior mais uma parte de terra, uma de areia e outra de esterco curtido. Essa é a parte mais nutritiva da mistura e que retém mais água, onde as raízes vão estar em maior quantidade.

Minha câmera do celular é péssima, preciso comprar pilhas para a câmera normal urgente! Mas aí estão as duas novinhas.... Lindas!! Daqui uma semana nem parecerá que viajaram semanas numa caixa escura...

Até!




4 comentários:

  1. Gui, onde vc comprou essa beldade de Adenium???

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, Guilherme eu gostaria de manter contato pois quero comprar uns adeniuns e achei vc conhecedor dos mesmos meu email pradomelo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa muda gatona eu comprei com a Ilma Lima. Você a encontra fácil no orkut. "Ilma Adenium".

    ResponderExcluir
  4. Tem um cara chamado Adolpho na cidade de Parnamirim no RN que tem plantas de excelente qualidade, e vende desde mudinhas pequenas até plantas maiores. O tel dele é 84 87245867 ou 96159207.

    ResponderExcluir