sábado, 15 de maio de 2010

Brotos

Lembra da poda radical? Fiz mais uma poda das boas... e aproveitei o corte para fazer um enxerto.

E não é que pegou? Faz uma semana, e não morreu ainda, como o outro que fiz, que em dois dias secou... O truque dessa vez, foi embrulhar num saquinho plástico. Tá até saindo uma folhinha! Owwww


Abaixo, um arabicum brotando rapidinho depois da poda.


 E esse, um híbrido de mãe somalense X obesum com um pai obesum. Ou seja, ele é só um terço somalense. Só as folhas e o caule são parecidos. A flor terá forma de obesum, mesmo, e não forma de estrela, como os somalenses híbridos.


Mas eu quero muito um somalense crescidinho... alguém me arranja?

4 comentários:

  1. Guilherme, estou visitando seu blog e gostaria de fazer um pequeno comentário. Quando vc faz a poda, vc põe canela em pó no corte? A canela é cicatrizante e ao mesmo tempo faz protar folhinhas. Outra coisa que notei fora estas pedras grandes nos vasos, qual a finalidade? Não atrapalharia no desenvolvimento? No mais, parabéns pelo seu blog, está muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Uso canela, sim! Na realidade, uso também cravo em pó, que é um ótimo antisséptico. As pedras gigantes, além de decorativas, servem para cobrir a terra mantendo a umidade. O substrato que escolhi seca muito rápido, pois as variações de temperatura aqui são muito grandes e nunca se sabe quando o frio vai chegar. Mantendo o substrato seco no frio, menos chances de apodrecer... Se eu tirar a pedra, seca rapidinho, mas com as pedras a umidade se mantém por mais uns 2 dias. Daí depende do quanto de umidade eu quero, só deixar ou manter as pedras... Fora isso, elas são fragmentos de "piçarra" de laterito, um material argilo-siltoso muito poroso, que embebi em adubo. Sempre que rego, rego sobre a pedra, liberando pequenas doses de nutriente a cada rega. Copiei a idéia de sites gringos para cultivo de orquídeas Vanda.

    ResponderExcluir
  3. Amei esta idéia de embeber as pedras em adubo.
    Goataria de saber se deve ser embebido no adubo puro, se posso usar na argila expandida e qual adubo deve ser usado...
    Valeeeeeu!

    ResponderExcluir
  4. Eu embebo no adubo concentrado, diluo mais ou menos 2 colheres de sopa do adubo para bonsai (procure nas postagens mais antigas) dissolvidos em uns 300-500ml de água. Deixo as pedras/argila em imersão, tiro, espero secar e coloco no vaso. Argila expandida, caco de telha ou pedaços de solo lateritificado servem muito bem. Você pode refazer o processo a cada 3 meses, por exemplo. Ou em menos tempo, se a frequencia de rega for maior que 1x por semana e a planta não tiver hibernando (inverno).

    ResponderExcluir